sábado, 29 de maio de 2010

Os Tímidos da Minha Vida



Durante toda a minha vida em sempre conheci novas pessoas, graças a Deus eu não sou tímido! Não que isso seja um problemão, mais ajuda muito não ser tímido. E durante esse pouco período de existência na terra, fiz vários amigos, conheci novas pessoas, e etc... Mais algo sempre parecia que me puxava para um certo tipo de pessoas, os tímidos. Não sei se é pena, compaixão, se é ‘ir com a cara’, mais toda vez que vejo uma pessoa tímida, na escola ou em outro lugar, eu sempre vou lá falar com ela, e foi assim que conheci os meu melhores amigos(as). Não conheço pessoa mais tímida, mais calada, mais centrada do que a minha amiga Iara. Puxa vida, não sei como ela consegue viver desse jeito! Se ela entrar em uma escola e ninguém vier falar com ela, ela também não vai falar com ninguém, e ainda é possível de passar o resto do ano inteiro calada!
Eu acho que por dentro de todo tímido, existe uma grande pessoa. Uma pessoa que guarda todas as suas felicidades, tristezas, histórias, inteligência, contos, brincadeiras e sorrisos. Ela espera alguém para que possa mostrar isso, e exibir tudo de bom e produtivo que ela pode passar. É tão satisfatório você ver uma pessoa que parecia ser triste, e depois começar a conversar, e você descobre o quão legal ela é.

Existem dois tipos de timidez, aquela que depende da situação, quando você fica constrangido, com vergonha, um exemplo é falar em público, esse tipo quase todas as pessoas tem. E o outro tipo é a timidez crônica, que em qualquer momento da vida a pessoa fica inibida, calada, não fala com ninguém, morre de medo de falar em público, e nos piores casos, não fala até com a família.
Timidez é diferente de Fobia Social, que é diferente de Síndrome do Pânico. Timidez eu já expliquei, e Fobia Social é quem tem medo de gente, eu tenho um tio que tem fobia social. Dois dias antes do seu aniversário ele viajava e só voltava dois dias depois, outro caso foi no natal, que ele viajou para o interior o passou o natal sozinho. Ficar com amigos, familiares, pessoas conhecidas tudo bem, agora, festas, eventos, shows, muita gente reunida, e ter medo, ai sim é fobia social.
Síndrome do Pânico esse não precisa nem de gente por perto, os ataques de pânico eles podem acontecer a qualquer momento, os sinais são stress e cansaço. Dizem que síndrome do pânico é a doença da atualidade, porque várias pessoas podem desencadear essa doença mesmo não tendo desde criança.

Continuando a falar dos meus amigos, é difícil agir com um tímido, falar grosso não pode, sempre se tem que entender o seu lado, que as vezes não depende só dele, simplesmente trava. A maior parte dos meus amigos são pessoas tímidas, ou aquelas excluídas, porque eu sempre gosto de falar com aquele que é mais calado, que não fala com ninguém, ou que ninguém fala com ele(a). Exceto um caso. O do meu amigo, que pelo contrário da maioria, não é totalmente diferente a mim, e sim totalmente igual a mim! Nóis dois somos sociais, desinibidos, desenvoltos, engraçados, e o que mais bate: Pre-potentes. É difícil não ter uma discussão, ou uma falta de consenso em uma conversa – kkk – É aquela lei a física: “Os opostos se atraem, e os iguais se repelem” Pelo fato de sermos dois pré-potentes ao extremo, um quer ser melhor do que o outro, e sempre há briga/discussão. Porém tem o lado bom, nós somos evangélicos, somos fera no guitar hero, jogamos volley, e o melhor, somos crentes. Então é assunto que não acaba mais.
A dica deixada aqui a um tímido não é inédita, e sim aquela mesma de sempre: Converse!

Nenhum comentário:

Postar um comentário