sábado, 29 de maio de 2010

A Inutilidade do ‘Cala a Boca’



Eu particularmente já perdi a paciência com algumas pessoas, principalmente com meus irmãos, mais isso é um caso raro, porque eu sou uma pessoa muito paciente mesmo, mais gente da família a gente briga mais rápido porque sabe que temos intimidade né. Eu nunca falei um palavrão, e também sou contra o uso, além do mais porque o palavrão era uma maneira de ofender as pessoas, hoje você é xingado e nem sente. Mais vamos falar do cala a boca. Quantas vezes você já falou para uma pessoa calar a boca e ela realmente calou? Pode até ser que sim, agora num briga? Numa discussão? Quantas vezes você falou e a pessoa se calou? Nenhuma né. Porque em uma briga cada qual quer ter razão e ser superior ao outro, por isso, nunca irá calar a boca. Pena que isso não tem mais acontecido só em brigas, você manda um cala a boca e a pessoa te responde! Mais vamos combinar que mandar a pessoa calar a boca já é uma falta de respeito. Que direitos eu tenho? Mas quando falta a paciência não tem jeito, você grita e manda a pessoa se calar, sai na frente com uma moral, principalmente quando a discussão é na frente de várias pessoas, mais ela nunca cala.
Acho que não deveríamos ‘extinguir’ o cala a boca do nosso vocabulário, mais sim, tentar tratas os outros de uma maneira mais gentil, porque mandar uma pessoa calar a boca é gastar saliva hoje em dia.

O que me deixa triste é como a falta de respeito vem crescendo hoje em dia. Um filho manda um pai ou uma mãe calar a boca naturalmente e ninguém mais vê isso como um absurdo! Acho que por mais que estejamos certos, sempre devemos obedecer, respeitar, e honrar nossos pais, já como diz um dos dez mandamentos bíblicos. ‘Honra teu pai e tua mãe’. Esse é o caso mais grave da utilização do cala a boca. Abaixo dos pais vem os irmãos, onde existe a maior discussão, a eterna briga e falta de consenso, quantas vezes eu já briguei com meus irmãos, inúmeras; Quantas vezes o meu irmão já me mandou calar a boca, inúmeras; Quantas vezes Eu já mandei o meu irmão calar a boca, inúmeras. E isso é errado, que como mais uma vez diz a Bíblia, ‘Como poderás amar a Deus, se tu não amas teu próprio irmão?’. De nada adiantou, ele nunca calou a boca – fato - . Só criou desavenças e inimizades entre eu e ele(s) . Logo abaixo vem os amigos, conhecidos, vizinhos, e etc. Os não familiares. Esses são as vítimas mais freqüentes, porque eu posso simplesmente discutir com ele, e depois nunca mais olhar na cara, falar e etc. Quantas pessoas você não já magoou falando isso? Quantas pessoas não já te magoaram falando isso pra você? Você adora mandar as pessoas calar a boca porque elas estão erradas, e joga na cara delas o seu erro. E mais uma vez diz a Bíblia: “Como falas do cisco no olho do próximo, se não enxergas a trave no teu?” Antes de falar dos erros do outros, e mandar eles calarem a boca, reflita sobre você. Ninguém é perfeito, então você não é a pessoa certa para falar a ela isso.

O ‘cala a boca’ só serve pra criar inimigos. E já dizia o ditado:
“O ódio é o veneno que você toma para matar o outro”

Nenhum comentário:

Postar um comentário